TECNOLOGIA

Como as tecnologias emergentes estão mudando o futuro do trabalho

Imagine o seu local de trabalho daqui a dez anos. As chances são de que seja muito diferente de hoje, graças às tecnologias em rápida evolução que estão mudando a natureza do trabalho, a dinâmica da força de trabalho e a noção de local de trabalho.

Para permanecer relevante e competitivo, você precisa entender o impacto das tecnologias emergentes no futuro do trabalho. Você deve incorporar essas inovações estrategicamente para atrair os talentos certos, aumentar a eficiência e melhorar o resultado final.




Como o futuro do trabalho mudará

As tecnologias emergentes terão impacto no futuro do trabalho nessas categorias principais:

A natureza do trabalho

As tecnologias minimizarão a necessidade de executar tarefas repetitivas manualmente. Enquanto menos trabalhadores serão contratados para tarefas manuais, mais serão empregados para funções de trabalho que envolvam pensamento criativo e estratégico.

A natureza do trabalho mudará do foco na conclusão da tarefa. Resolução de problemas, comunicação, escuta, interpretação e design ganharão destaque. A capacidade de aprender novas habilidades será mais valiosa do que ter conhecimento específico. As organizações procurarão trabalhadores que tenham a ductilidade mental para aprender continuamente. Os funcionários precisarão se adaptar à “atualização ao longo da vida” de suas qualificações.

Como o trabalho é feito

Avanços em tecnologias e robótica orientadas por IA aumentarão o alcance e a quantidade de trabalho que pode ser feito por máquinas inteligentes. 38% dos empregos nos EUA (PDF em inglês) provavelmente serão automatizados nos próximos 15 anos, afetando pelo menos 100 milhões de trabalhadores do conhecimento até 2025.

Enquanto isso, os empregos tornar-se-ão menos rotineiros e os papéis serão redefinidos, casando-se a tecnologia com habilidades humanas e conhecimentos avançados. As organizações precisarão inovar como os humanos trabalham ao lado das máquinas. Eles precisarão repensar como investem em trabalhadores para maximizar o impacto das interações homem-máquina.

Quem faz o trabalho

A tecnologia permite que as organizações aproveitem um número contínuo de funcionários em tempo integral e freelancers para serviços gerenciados e para os funcionários da maneira mais econômica possível.

As empresas reconsiderarão o ciclo de vida do funcionário. Eles usarão vários formatos de emprego para obter a criatividade, a paixão, a experiência, o conhecimento e os conjuntos de habilidades necessários para o projeto em questão.

Como tal, a contratação se concentrará na capacidade de solução de problemas e no desempenho da tarefa, em vez de preencher as funções no organograma.

Onde o trabalho é feito

Novas plataformas de comunicação quebram barreiras entre vários locais de escritórios e equipes remotas para permitir uma colaboração perfeita. As organizações podem transcender as limitações da distância e aproveitar um conjunto global de talentos para que as tarefas possam ser concluídas da maneira mais econômica possível.

No entanto, o modelo distribuído não é apenas uma maneira de aumentar a eficiência ou reduzir a sobrecarga. Também exige que as empresas repensem como podem fomentar a cultura e as conexões de equipe em um ambiente de trabalho virtual para nutrir e reter talentos cada vez mais escassos.

Principais tecnologias emergentes que irão remodelar o futuro do trabalho

A noção de trabalho está evoluindo rapidamente e aqui estão as principais tecnologias emergentes que impactam o futuro do trabalho:

Fonte

Automação de Processos Visual, Low-Code

A automação, diferentemente da IA, é fundamental para colher os benefícios das tecnologias futuras. Por exemplo, produz dados digitais, que é o combustível para aprendizado de máquina.

A automação é essencial para aumentar a eficiência, reduzir o erro humano e reduzir os custos operacionais. Menos trabalhadores serão necessários para tarefas repetitivas, e mais funcionários se concentrarão na tomada de decisões estratégicas e na resolução criativa de problemas.

Existem dois tipos principais de tecnologias de automação de processo – RPA (Robotic Process Automation) e Business Process Automation (geralmente chamado Business Process Management ou BPM).

O RPA automatiza tarefas individuais que são repetitivas e demoradas, com muito pouco valor agregado (por exemplo, entrada mais rápida de dados). Reduz custos sem a necessidade de alterar a infraestrutura subjacente. Enquanto isso, o BPM é a automação de processos de negócios de ponta a ponta (por exemplo, tomadas de decisão mais precisas). O BPM geralmente serve como base estratégica da transformação digital de uma organização.

A automação fará com que as empresas que dependem de processos repetitivos avaliem como melhorar a eficiência. Eles precisarão reciclar e realocar trabalhadores para assumir papéis que possam utilizar sua experiência e conhecimento institucional em uma capacidade estratégica.

Plataformas de comunicação baseadas em nuvem

As plataformas de comunicações unificadas (UC) permitem que as organizações aproveitem os benefícios de uma força de trabalho remota de forma eficaz. Essas tecnologias baseadas na nuvem ajudam a agilizar o fluxo de trabalho, facilitar a colaboração e aumentar a eficiência.

Eles permitem a comunicação e a colaboração em tempo real por meio de funcionalidades como chamadas de voz e vídeo, mensagens instantâneas, compartilhamento de tela e de arquivos. Eles permitem que as empresas acessem uma força de trabalho global e atraiam talentos sem serem prejudicadas por comunicações ineficientes.

Uma plataforma UC que oferece um ambiente confiável para comunicação efetiva é o “hub” de um local de trabalho digital. Ele muda como e onde o trabalho é feito, levando a repensar o “local de trabalho” e introduzindo um elemento global em muitas forças de trabalho.

Tecnologias controladas por IA

O guarda-chuva de inteligência artificial (IA) engloba aprendizado de máquina, aprendizado profundo, processamento de linguagem natural, geração de linguagem natural e muito mais.

O uso de inteligência artificial permite que as organizações extraiam percepções com eficiência de seus dados comerciais proprietários para tomadas de decisão precisas e oportunas. Naturalmente, as organizações devem primeiro adotar a automação para gerar esses dados de negócios. Por exemplo, a automação e a análise dos dados resultantes podem aumentar a eficiência do processo de aquisição de uma organização, permitindo a previsão precisa da demanda em tempo real.

Enquanto isso, a redução de tarefas repetitivas permite que os funcionários se concentrem no trabalho estratégico e criativo que é mais valioso e significativo. A IA está tornando o trabalho mais agradável e gratificante, aumentando as capacidades dos trabalhadores do conhecimento.

A capacidade da IA ​​de processar uma grande quantidade de dados e extrair insights é crucial. Ele ajuda os seres humanos a atravessar a desordem e descobrir onde concentrar sua atenção para melhorar o pensamento estratégico e a tomada de decisões.

Plataformas de Talentos Digitais

A capacidade de acessar talentos de todo o mundo através de uma variedade de acordos de trabalho está promovendo as organizações a reconsiderar seu modelo de talentos e o ciclo de vida dos funcionários .

O uso de plataformas de talentos digitais reduz o impacto de um descompasso entre habilidades, disponibilidade e localização. As empresas mudarão de preencher “funções” específicas para contratar talentos com base nas habilidades necessárias para concluir com sucesso um projeto específico.

Trabalhadores independentes habilitados para uso digital ficarão menos confinados a um cargo específico, mas terão que se adaptar aos objetivos de cada projeto para demonstrar continuamente o valor.

Com as tecnologias e os requisitos de negócios sempre em fluxo, habilidades específicas importarão menos. A capacidade de obter novos conhecimentos e se adaptar às novas soluções tecnológicas se tornará a chave para o sucesso.

Computação quântica

A computação quântica pode processar dados milhares de vezes mais rápido do que os computadores tradicionais baseados em chips de silício, usando menos energia.

Esse aumento exponencial da capacidade de computação possibilita a execução de aplicativos complexos alimentados por AI. Eles são usados ​​para análise e modelagem, permitindo que as organizações aproveitem uma grande quantidade de dados disponíveis.

A computação quântica pode suportar uma variedade de aplicativos de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Eles podem melhorar significativamente a eficiência e a precisão nos processos de treinamento e diagnóstico.

Além disso, pode melhorar drasticamente a segurança cibernética. Isso reduzirá os custos de TI e permitirá que as organizações protejam dados confidenciais de maneira eficiente ao usar tecnologias de plataformas de computação em nuvem para softwares de automação.  

Conclusão

Ao considerar o impacto das tecnologias emergentes, as organizações precisam ir além do resultado final e da eficiência.  

Dê um passo atrás para considerar o quadro holístico de como a natureza do trabalho, a composição da força de trabalho e a noção de local de trabalho interagem entre si para moldar o futuro do trabalho.

Precisamos de uma abordagem visionária e pragmática para aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes imaginando as possibilidades baseadas em dados específicos do setor para definir uma estratégia de transformação.

As organizações precisam repensar o fluxo de trabalho, a força de trabalho e o local de trabalho a partir do zero para aproveitar as vantagens das tecnologias e, ao mesmo tempo, criar significado e valor para os funcionários.

Por último, mas não menos importante, as empresas precisam alinhar a estrutura organizacional, a liderança e o desenvolvimento da força de trabalho à medida que executam uma estratégia coesa que vai além de uma equação de custo e eficiência de curto prazo para criar inovações sustentáveis.

A inteligência artificial está pronta para se tornar o futuro da tecnologia da informação?

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