SEO

Até onde cada leitor navegou em meu site: plugin realiza rastreamento de profundidade no WordPress

Saiba como adicionar rastreamento de profundidade de rolagem no WordPress com o Google Analytics

Você quer adicionar rastreamento de profundidade de rolagem no seu site WordPress?

O controle de profundidade de rolagem permite ver até onde um usuário rola em qualquer página. Esses dados ajudam você a ver se os visitantes estão realmente lendo suas postagens longas e em que ponto perdem o interesse, para que você possa modificar o conteúdo e mantê-los envolvidos.

Neste artigo, mostraremos como acompanhar facilmente a rolagem do usuário no WordPress usando o Google Analytics.

Por que rastrear rolagem do usuário no WordPress?

Geralmente, a rolagem ocorre quando um usuário deseja ver seu conteúdo abaixo da tela de visualização. É uma atividade principal que todos os usuários realizam para analisar seu conteúdo.

Isso faz com que o rastreamento de profundidade de rolagem seja uma medida importante para rastrear o envolvimento do usuário. Além disso, ele oferece muitas informações sobre a interação do usuário em seu site e ajuda você a melhorar as páginas para duração ideal.

Por exemplo, você pode descobrir quanto um usuário comum rola ao visualizar seu site, o que faz com que ele goste mais, o que os faz perder o interesse etc.

Com esses insights, você pode otimizar suas páginas para melhor engajamento do usuário e maiores conversões.

Profundidade de rolagem de rastreamento no WordPress com o Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise da web oferecida pelo Google para ajudar você a entender melhor os visitantes de seu website.

Ele permite rastrear os visitantes do seu site (idade, sexo, interesses), de onde são, quais páginas visitam, quanto tempo permanecem nessas páginas, até onde elas rolam nas páginas e muito mais.

O Google Analytics acompanha as métricas básicas, como o total de visualizações de páginas, o número total de visitantes, as principais páginas, etc., por padrão.

Para métricas mais avançadas, como profundidade de rolagem, acompanhamento de comércio eletrônico, envios de formulários, downloads de arquivos, acompanhamento de eventos e outros, o Google Analytics exige que você configure o acompanhamento personalizado.

A configuração manual do acompanhamento avançado do Google Analytics exige muitas habilidades técnicas. Como um iniciante, isso é quase impossível. Até mesmo alguns desenvolvedores não podem fazê-lo corretamente.

Felizmente, existem plug-ins do WordPress fáceis de usar que podem ajudar você a rastrear métricas avançadas, como profundidade de rolagem, com o Google Analytics.

Vamos dar uma olhada em dois plugins que você pode usar para configurar o rastreamento de profundidade de rolagem no WordPress.

1. Scroll Depth Tracking no WordPress com MonsterInsights

O MonsterInsights é o plugin mais popular do Google Analytics para o WordPress, com mais de 2.000.000 de instalações ativas. Ele ajuda você a instalar e usar o Google Analytics facilmente em seu site WordPress sem usar nenhum código.MonsterInsights Melhor Plugin WordPress do Google Analytics

Com o MonsterInsights, você pode habilitar o rastreamento avançado, como rastreamento de e-commerce, downloads de arquivos, links de afiliados, rastreamento de formulários, profundidade de rolagem e muito mais, com apenas um clique (não é necessário codificação).

O plugin vem com rastreamento de profundidade de rolagem ativado por padrão. Isso significa que você nem precisa definir configurações. Tudo o que você precisa fazer é configura-lo.

Primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin MonsterInsights. Para mais detalhes, consulte nosso guia passo a passo sobre como instalar um plug-in do WordPress .

Após a ativação, acesse a página Estatísticas »Configurações e clique na guia Participação. Conforme mostrado na captura de tela abaixo, você verá a opção de rastreamento de rolagem ativada por padrão.

Opção de rastreamento de profundidade de rolagem MonsterInsights

O MonsterInsights aciona eventos no Google Analytics à medida que os visitantes do seu website percorrem a página. Em seguida, ele será rastreado com o Google Analytics em 25%, 50%, 75% e 100% de deslocamento.

Você pode ver suas estatísticas de rastreamento de rolagem e outras estatísticas úteis diretamente na área de administração do WordPress acessando o Relatório de editores do MonsterInsights ( Insights »Relatórios» Editores ). Os dados de profundidade de rolagem aparecem ao lado da seção Interesses.

Relatórios de rastreamento de rolagem no WordPress

Você pode usar os dados de profundidade de rolagem para otimizar suas páginas para mais conversões. Ele oferece uma visão melhor de como seus visitantes estão interagindo com seu conteúdo e ajuda você a decidir o melhor lugar para suas importantes calls to action, anúncios e muito mais.

Visualizar dados de rolagem do usuário no Google Analytics

Agora que você configurou o rastreamento de rolagem com o MonsterInsights, também é possível visualizar relatórios na sua conta do Google Analytics.

Faça login na sua conta do Google Analytics e acesse eventos em tempo real para ver seus dados de rolagem em tempo real ou recentes nos últimos 30 minutos.

Acompanhamento de rolagem do Google Analytics em tempo real

Para os dados completos, acesse Comportamento »Eventos» Visão geral no seu painel do Analytics.

Dados de profundidade de rolagem no Google Analytics

Você pode clicar no link Scroll Depth para obter mais detalhes.

Se você quiser detalhes mais detalhados, use o recurso de dimensão secundária do Google Analytics ao lado do evento Scroll Depth para ver os dados de rolagem de cada página de destino individual.

2. Rastreie rolagem do usuário com o plugin de profundidade de rolagem do WP

Se você não quiser uma solução abrangente do Google Analytics e preferir usar um único plug-in, poderá usar a profundidade de rolagem do WP.

A primeira coisa que você precisa fazer é instalar e ativar o plugin WP Scroll Depth no seu site. Para instruções detalhadas, aqui está nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin no WordPress.

Após a ativação, você precisa ir em Configurações »Profundidade de Rolagem para definir as configurações do plugin.

Configurações de plug-in de profundidade de rolagem do WP

As opções padrão irão rastrear a profundidade de rolagem para todas as páginas do seu site WordPress. Tudo o que você precisa fazer é clicar no botão Salvar alterações para armazenar as configurações do plugin.

O plugin WP Scroll Depth usa o jQuery para rastrear a rolagem no seu site WordPress. Ele monitora quatro pontos de rolagem 25%, 50%, 75% e 100% da altura da página. Quando um usuário atinge um ponto de rolagem, o plug-in envia um evento ao Google Analytics usando jQuery.

Depois disso, você pode visualizar dados do evento de profundidade de rolagem em tempo real »Eventos no seu painel do Google Analytics.

WP Scroll Depth Dados em tempo real

Usamos o MonsterInsights em todos os nossos sites porque é o mais completo plug-in do Google Analytics para o WordPress, e recomendamos que todos os usuários façam o mesmo. Eles têm um plugin MonsterInsights gratuito e você também pode atualizar para a versão premium para desbloquear um rastreamento mais poderoso.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como controlar a profundidade de rolagem em seu site WordPress usando o Google Analytics. 

Sua loja em primeiro lugar no Google: como um plugin para WordPress realiza essa tarefa para você!

Artigo anterior

11 maneiras de ajudar a proteger-se contra o cibercrime

Próximo artigo

Você também pode gostar

Deixe uma resposta